Caras-pintada foi um movimento estudantil brasileiro realizado no decorrer do ano de 1992 e tinha como objetivo principal o impedimento do Presidente do Brasil e sua retirada do posto. O movimento se baseou nas denúncias de corrupção que pesaram contra o presidente e ainda em suas medidas econômicas e contou com milhares de jovens em todo o país. O nome "cara-pintada" se referiou à principal forma de expressão, símbolo do movimento: as cores verdes e amarelo pintado no rosto.
Origens
As origens do movimento remontam ao final da década de 1980 e início da década de 1990, época em que os estudantes brasileiros, representados pela UNE e pela UBES, que protagonizaram lutas sociais pelo país. Isso se deve, sobretudo, às campanhas pela conquista do passe livre nos transportes e da meio entrada nos cinemas, no âmbito da aprovação da lei orgânica dos municípios, conseqüência da promulgação recente da Constituição brasileira de 1988.
Após o final da ditadura militar e a reconstrução das entidades estudantis, era necessário apaixonar novamente a juventude por uma utopia, como em 1968.
— Danilo Zimbres, vice-presidente da UBES, gestões 1989/90
Fonte Origem: Wikipédia
A juventude teve a força para derrubar um presidente, bem como tem a força de eleger um jovem para nos representar dignamente em todos os seguimentos dos poderes do Estado. Um jovem que tenha ideais e coragem, que seja um político por vocação e não pela busca de manter a sua subsistência.
Isso é uma coisa que nos jovens devemos aprender a identificar, aqueles pretendem entrar no meio político meramente por interesse próprio para não votar mais.
Devemos sim fiscalizar, cobrar e procurar saber do que se passa em nossa sociedade, se hoje temos uns pais livre e democrático foi por que muitos de nossos pais, mães, e demais familiares lutaram para que isso fosse possível, acreditaram na possibilidade de um país mais digno de se viver.
Emanuel Ávila
Nenhum comentário:
Postar um comentário